A colaboração mútua é o alicerce para que a advocacia se dedique aos saberes da profissão
Cada profissão tem a sua peculiaridade e, consequentemente, seus profissionais, necessidades específicas. Com mais de 20 anos de Direito, posso contar com propriedade o quanto produtos e serviços de excelência permeados pela tecnologia e inovação são preponderantes no apoio e na ascensão do exercício da advocacia. Em alguma medida, todo advogado e advogada, independentemente do tempo de carreira, se beneficia de tudo o que o mercado oferece como facilitador de suas atividades.
A colaboração mútua, fruto do associativismo e toda inovação que dele surge, é o alicerce para que advocacia se dedique exclusivamente aos saberes e prática da profissão. Falo aqui de poder contar com uma instituição forte, à frente do seu tempo e defensora dos interesses da classe. Uma instituição tradicional e, ao mesmo tempo, moderna, que pense diariamente em como antecipar as necessidades do dia a dia profissional. Assim trabalha a AASP – Associação dos Advogados, da qual faço parte há muitos anos como associado, membro da diretoria e, agora, como presidente.
O estereótipo dos profissionais do Direito talvez mantenha no inconsciente coletivo uma visão ainda antiga sobre a carreira, mas é preciso estar alerta sobre quão arrojada é de fato, e do quão inovadora precisa ser uma Associação de referência para esse público. Com seus 81 anos, a AASP atua focada nos avanços digitais, aplicando inovações em tecnologia nos produtos e serviços oferecidos aos cerca de 70 mil associados espalhados por todo Brasil, cerca de 1,5 mil deles em São José do Rio Preto e região.
Exemplo disso é o serviço de intimações da AASP, referência no País. O processo, que já era informatizado e distribuído no formato digital, desde o ano passado ficou ainda mais eficiente e dinâmico com a implantação de recursos de Inteligência Artificial. Junto com cada intimação recebida, associadas e associados são impactados por jurisprudência, doutrinas e cursos relacionados ao tema da decisão. As informações coletadas em 119 diários oficiais são organizadas e atualizadas no sistema, passando por um operador virtual, que reduz a quase a zero envios de homônimos e outros erros. O envio é feito por e-mail, app e site da AASP.
E para ampliar o debate sobre inovações e desafios da profissão, a AASP vai realizar, no dia 21 de junho, a 22ª edição do Simpósio Regional, em São José do Rio Preto. Serão cinco painéis com temas como advocacia consultiva familiar e empresarial, Direito Penal, Direito Trabalhista e Marketing Jurídico. O evento conta com apoio institucional da OAB Rio Preto. Mais informações podem ser encontradas no site da AASP (aasp.org.br).
André Garcia,
Presidente da AASP – Associação dos Advogados